quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Boeing 747


Boeing 747

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Boeing 747
747Af747.jpg



Boeings 747 da Air France no Charles de Gaulle
TipoAvião comercial
FabricanteFlag of the United States.svg Boeing
Primeiro vôo9 de fevereiro de 1969
Capacidade350 a 450 passageiros
Custo unitário747-100: $ 24 milhões
747-200: $ 39 milhões
747-300: $ 82 milhões
747-400: $ 260 milhões[1]
Comprimento70,7 metros
Envergadura64,4 metros
Altura19,4 metros
Velocidade máxima747-400: 988 km/h
Altura máxima de vôo14.500 metros
Peso máx. decolagem747-400: 396.890 kg

Versão cargueira em operação no Japão
Boeing 747 é um avião widebody de longo alcance, projetado e produzido pela companhia norte-americana Boeing. Foi o primeiro avião widebody produzido e media duas vezes e meia o tamanho do Boeing 707,[2] maior e mais comum avião de longo alcance na década de 1960.
Conhecido por 747 ou pelo apelido Jumbo,[3][4] é o avião mais conhecido da história da aviação. Manteve o recorde de passageiros transportados por 37 anos, desde seu primeiro voo, em 1970.[5]
jumbo é um avião quadrijato que apresentou a primeira configuração double decker (dois andares) da aviação, que constitui sua característica física mais notável: a corcova súpero-anterior. A Boeing projetou o andar superior ao pavimento para servir como um salão, primeira classe ou para lugares extras, e permitir que as aeronaves fossem facilmente convertidas em cargueiros através da remoção de assentos e pela instalação de uma porta de carga na sua parte dianteira.
À época de seu desenvolvimento, a Boeing esperava produzir logo aviões supersônicos, o que seria prejudicial ao jumbo se este não fosse conversível. Por isso esperavam a venda de até 400 unidades, até que se tornasse obsoleto,[6][7] mas ele excedeu as previsões de críticos do projeto, com a produção passando da marca de 1.000 em 1993.[8] Em junho de 2009, 1.416 aeronaves foram construídas, em 107 configurações diferentes. O avião ainda é produzido e está disponível nas configurações para passageiros, cargas e outros (executivo e militar).[9]
modelo 747-400, a versão mais recente, está entre os mais rápidos aviões em serviço, com velocidade de cruzeiro de aproximadamente 913 km/h e um alcance geodésico aproximado de 13.450 km (alcance intercontinental).[10] Esta versão, na configuração para transporte de pessoas, pode acomodar 416 passageiros (típica de três classes, comum em vôos internacionais) ou 524 passageiros (típica de duas classes, comum em vôos curtos e domésticos). A próxima versão da aeronave, modelo 747-8, está em desenvolvimento e espera-se que entre em serviço em 2010.[11] O 747 será futuramente substituído pelo Boeing Y3, parte do Boeing Yellowstone Project de desenvolvimento de novos aviões.[12]

Índice

 [esconder]


Histórico


Jumbo da Nasa carregando o ônibus espacial Atlântis
Na década de 1960 a força aérea dos Estados Unidos lançou uma concorrência para um novo modelo de avião para transporte pesado e de alcance estendido. A Boeing apresentou o seu projeto, mas não foi a vencedora.
Restou ao fabricante oferecer a aeronave para uso civil, e assim nasceu o modelo 747, com capacidade uma vez e meia superior ao maior modelo em uso na época.
As 25 primeiras encomendas foram feitas pela Pan Am, seguidas por Lufthansa e JAL
Seu lançamento ocorreu em 1966, e o primeiro vôo em 1969. Em janeiro de 1970 fez sua estréia em vôos comerciais, cruzando o Atlântico nas cores da Pan Am, inaugurando assim a era dos wide-body, ou fuselagem larga, com dois corredores de poltronas.


Modelos e configurações

  • Boeing 747-100 - Primeiro modelo fabricado.
  • Boeing 747-200 - Lançado em 1971, com novos motores e maior capacidade.
  • Boeing 747-300 - Maior capacidade, até 400 passageiros.E adição do Deck superior.
  • Boeing 747-400 - Estreou em 1985, com um aumento na capacidade, novos motores, aviônicas e instalação de winglets.
  • Boeing 747-8 - Ainda nas pranchetas, mas com encomendas, é uma super remodelação no veterano avião, que utiliza materiais compostos e aviônica desenvolvida para a linha 787. Terá as versões para cargas e passageiros. Nova versão do 747


Atualidade

747-400, a única versão ainda fabricada, mas com vendas suspensas, foi a que recebeu a maior quantidade de inovações técnicas e a introdução de novos materiais que permitiram uma significativa redução de peso e, como consequência, redução no consumo de combustível, além da adoção de motores mais silenciosos e de manutenção mais barata.
Entrou em serviço em 1989, tendo a Northeast Airlines como seu primeiro cliente. Esta versão modernizada possui capacidade máxima de até 580 passageiros, em configuração de classe única, comprimento de 70,7 metros, envergadura de 64,4 metros, velocidade de 939 km/h, e capacidade de carga de 412,8 toneladas.


Curiosidades

  • Por ser chamado de "Jumbo", o 747, sem querer, originou o apelido de "Superjumbo" ao Airbus A380.
  • Conta com dois andares, porém apenas na parte frontal da fuselagem.
  • Foi o maior avião de passageiros do mundo, até o advento do Airbus A380.
  • É utilizado pela Nasa para transportar seus ônibus espaciais.
  • No Brasil foi operado pela Varig, com modelos de 5 (747-200) , 5 (747-300) , 3 (747-400) em rotas intercontinentais.
  • A Boeing, ao contrário da Airbus, crê que o futuro da aviação está em aeronaves menores que o 747, como por exemplo o birreator 787.
  • O piloto norueguês Geir Skailand deseja comprar um boeing 747 para o transformar na sua própria casa que também poderá servir de local de interesse turístico


Concorrentes

Seu concorrente direto é o Airbus A380.
Atualmente, várias linhas aéreas que operam o Boeing 747 estão substituindo suas frotas por aeronaves similares mais modernas, como o Boeing 777 e o Airbus A350Airbus A380 e, futuramente, pelo moderníssimo 747-8, que já tem 36 unidades encomendadas pela Lufthansa.
O problema atual das aeronaves quadrimotores ou trimotores (03 motores) é o excesso de complexidade dos sistemas elétrico, hidráulico, eletrônico e mecânico, que exigem maior atenção na manutenção, o que eleva seus custos de manutenção e reduz sua competitividade.
Os fabricantes estão a contornar estas situações complicadas com a adoção de novas tecnologias, tomando como exemplo o moderníssimo super-jumbo europeu Airbus A380.
É inevitável a comparação do 747 com os atuais e modernos bimotores de grande porte com certificação ETOPS, alguns deles inclusive fabricados pela própria Boeing, como o Boeing 787Boeing 767Boeing 777 e pela Airbus, como o Airbus A330Airbus A350 e é uma tendência natural a substituição gradativa do "Velho Guerreiro" por outras alternativas mais racionais e econômicas, sem que isso signifique redução dos níveis de segurança, já que o índice de falhas dos motores "turbofan" produzidos pelas grandes marcas internacionais Rolls-RoycePratt & Whitney e General Eletric está sendo gradativamente reduzido para níveis baixíssimos.
Outra nova tendência da indústria aeronáutica mundial para o futuro é a substituição de uma parte dos atuais mecanismos atuadores hidráulicos por mecanismos atuadores elétricos, na mesma proporção e no mesmo ritmo de desenvolvimento das novas tecnologias de geração e armazenamento de energia elétrica a bordo das aeronaves, visando uma maior redução de peso e complexidade.
As versões mais antigas do Boeing 747 estão sendo atualmente transformadas gradativamente em cargueiros.


Segurança

É um avião muito seguro, mas detém o título do pior acidente da história da aviação mundial, ocorrido no aeroporto de Tenerife, nas Ilhas Canárias, porém, por falha humana.
Dois Boeings 747, um da companhia holandesa KLM e outro da americana Pan Am, colidiram na tarde de 27 de março de 1977. O holandês decolava, o americano taxiava, em pista com denso nevoeiro quando o piloto da KLM tentou decolar inadvertidamente e, sem visual, colidiram, deixando um saldo de 585 mortos.
O 747 também participou do segundo pior desastre aéreo, em 12 de Agosto de 1985, no vôo 123 da JAL (Japan Airlines). O avião saiu de Tóquio em direção a Osaka e a cauda se desprendeu do avião e o mesmo ficou sem o estabilizador vertical e com danos nos controles hidráulicos da aeronave. Apesar disso, o avião sofreu descompressão, o piloto conseguiu manter o avião no ar durante trinta minutos até ele se chocar com o Monte Takamagahara a 100 km de Tóquio. Dos 524 passageiros520 ficaram sem vida, 4 sobreviveram.


Maiores operadores

As 15 companhias com mais Boeings 747
(em 11/08/06)
Companhia aéreaNúmero de exemplares
(em serviço)
1Flag of the United Kingdom.svg British Airways


57
2Flag of Japan.svg Japan Airlines


38
3Flag of the Republic of China.svg China Airlines


34
4Flag of France.svg Air France


32
5Flag of Germany.svg Lufthansa


30
5Flag of Australia.svg Qantas


30
7Flag of the United States.svg United Airlines


29
8Flag of Malaysia.svg Malaysia Airlines


23
8Flag of Hong Kong.svg Cathay Pacific


23
10Flag of the Netherlands.svg KLM Royal Dutch Airlines


22
11Flag of Japan.svg All Nippon Airways


21
11Flag of South Korea.svg Korean Air


21
13Flag of Singapore.svg Singapore Airlines


19
14Flag of the United States.svg Northwest Airlines


18
15Flag of Luxembourg.svg Cargolux


14


Ver também


Ligações externas


Referências

Commons
Wikimedia Commons possui multimediasobre Boeing 747
  1.  Boeing Commercial Airplanes prices, The Boeing Company. Retrieved: 26 June 2007.
  2.  Branson, Richard. "Pilot of the Jet Age." Time, December 7, 1998. Retrieved: December 13, 2007.
  3.  "Woman to build house out of 747." BBC News, April 20, 2006. Retrieved: December 11, 2007.
  4.  "Creating Worlds: Adventures Aviation (review)." Amazon.com. Retrieved: December 11, 2007.
  5.  A380 superjumbo lands in Sydney. BBC (25 October 2007). Página visitada em 2009-06-12. The superjumbo's advent ends a reign of nearly four decades by the Boeing 747 as the world's biggest airliner.
  6.  Orlebar 2002, p. 50.
  7.  Wald, Matthew L. 747 "Fleet's Age at Issue During Flight 800 Hearing." New York Times, December 12, 1997. Retrieved: December 17, 2007.
  8.  Sutter 2006, p. 259.
  9.  "747 Model Orders and Deliveries data."The Boeing Company, June 2009. Retrieved: July 4, 2009.
  10.  "Technical Characteristics – Boeing 747-400", The Boeing Company. Retrieved: 29 April 2006.
  11.  "Orders and Deliveries." The Boeing Company. Retrieved: November 25, 2006.
  12.  "Airbus A350 XWB puts pressure on Boeing 777." Flight International. November 27, 2007.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_747

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