quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Airbus A380 faz pouso de emergência em Maringá, Paraná, Brasil.


Talvez poucas pessoas saibam disso, mas no dia 09 de Dezembro de 2007, um Airbus A380 fez um pouso forçado na cidade de Maringá, Estado do Paraná, Brasil.

Mais especificamente, no Aeroporto Regional de Maringá - Silvio Name Junior, SMBG.

O "super-avião" que partiu da Argentina, do Aeroporto Internacional Ezeiza, SAEZ (na grande Buenos Aires) e com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, SBGR,

e que seguia um roteiro mundial para promover o seu lançamento comercial, enfrentou um mau tempo enquanto sobrevoava divisa do Estado do Paraná com São Paulo.

E acabou tendo que alternar para o pequeno aeroporto paranaense.

Abordo da aeronave estavam: o piloto, co-piloto, engenheiros de vôo, representantes da fabricante francesa Airbus e convidados; equipes da imprensa (TV's, rádios, jornais, revistas e sites especializados no mundo aéreo) administradores de aeroportos (que foram e/ou que ainda seriam visitados),

além empresários ligados ao setor aéreo, entre os quais, presidentes e executivos de grandes companhias aéreas, interessadas na aquisição do aparelho. Num total de 163 passageiros.

O operador da torre de controle do aeroporto de maringá, disse ter levado um grande susto, quando percebeu o primeiro sinal de alerta e

ainda mais pelo pedido do piloto, para um pouso emergencial.

"Seguimos todas as instruções de praxe, e no final, tudo acabou saindo tranquilo", disse ele.

Já para o piloto, a história foi um pouco diferente. "Para mim foi um grande desafio, um teste ao qual eu tinha que superar, tive várias horas de treinamento em simuladores de vôo,

e isso foi um fator muito importante", conta ele com todo o entusiasmo.

"Apesar de termos sido muito bem orientados, houve uma certa falha na comunicação, pelo simples fato do controlador não ser fluente em inglês ou francês", afirmou o co-piloto.

O aeroporto maringaense que não conta com os sistemas mais avançados como VOR/DME ou ILS, ou mesmo um simples e acessível PAPI nas cabeceiras 09 e 27.

Tem ainda uma pista curta, 2.100 metros de extensão, por 45 metros de largura, e justamente por esses fatores, dificultou tanto no pouso do A380, assim como no momento de taxiar a gigantesca aeronave.

Logo após o pouso do A380, o aeroporto fechou suas operações de landing/takeoff (pousos e decolagens), uma vez que o aeroporto não tem suporte e nem é homologado para receber aeronaves desse porte.

Afim de descobrir se o avião danificou a pista de pouso/decolagem,  criando uma "cratera" no frágil pavimento. Pois o A380 pesa 276.800 kg (vazio) e chegando à absurdos 560.000 kg (em carga máxima - MTOW).  Sendo que a "runway" (pista) é capacitada para suportar até 65 toneladas!

Embora o peso total tenha excedido em mais de 200 toneladas.

"O estrago só não foi maior, porque o A380 não estava com a capacidade máxima de seus tanques de combustíveis, por isso não excedeu tanto no peso", de acordo com um dos funcionários encarregado em vistoriar a pista.

"Devido a perícia do piloto, não houve danos maiores na pista. Ele fez um pouso suave em full-flap, quase que estolando a aeronave no ar, e assim que tocou (suavemente) na pista, o auto brake foi acionado,

quando ele conseguiu parar o avião, ainda restava algumas centenas de metros até o final da pista ... ele foi muito competente!", espanta-se o superintendente do aeroporto.

Mas vale ressaltar, que a pista possuí um PCN 41/R/A/X/U, o que numa tradução livre, suportaria apenas aeronaves médio porte do tipo Boeing 727, Boeing 737, Boeing 767, Airbus A320, Fokker 100, Embraer 195,

além dessa cota, poderia comprometer a resistência de pavimentação da pista!

Para que o A380 coubesse no pátio de manobras, todos os aviões foram removidos de lá, e com muita dificuldade, o piloto conseguiu balizar a aeronave até o ponto final e estacionar.

Incômodo maior, foram para os passageiros quem tinham a cidade como destino ou que de lá partiriam.

Todas as decolagens foram canceladas ou ficaram sem previsão de quando partiriam. Já os pousos, tiveram que ser transferidos para o aeroporto Governador José Richa, SBLO na cidade de Londrina, Estado do Paraná (distante 100km).

Passageiros e curiosos que visitavam o aeroporto, ficaram inconformadas por não terem tido nenhuma explicação do que acontecia.

"Eles simplesmente fecharam todas as cortinas das janelas do aeroporto!", "Ficamos sem entender nada!", "O que está acontecendo?", exclamavam e interrogavam os que lá estavam presente.

"Somente quando eu cheguei em casa, é que eu fiquei sabendo que um avião grandão tinha descido no aeroporto de Maringá", diz inconformado uma das testemunhas.

Uma outra testemunha relata que instantes antes, foram repreendidos à desligarem suas câmeras fotográficas ou filmadoras.

"Eles não nos deram nenhuma satisfação do que estava acontecendo!", esbraveja.

Uma testemunha que não quis se identificar, acusa que teve a sua câmera filmadora apreendida.

Por: FRSN


Abaixo reconstuição gráfica, para efeito de comparação do tamanho do Airbus A380 com o terminal de passageiro do aeroporto de Maringá.


Airbus A380 pouso forçado emergência
Note que a comprimento do Airbus A380 é praticamente a mesma do terminal.



A envergadura também.



As fotos reais, assim como os vídeos serão postados futuramente aqui nesse blog.


6 comentários:

  1. cara:
    vc, e demas parabens pelo plog, eu tambem sou um fan da aviação. pena que eu não tenho os mesmos recusos de conhecimento que vc, tem mas lhes digo com toda franquesa estou muito feliz por ter alguem que possa passar informação como esta e outras que vc, já passou. ah obrigado pelos oa downloads de aviões e outros materias que pequei no seu plog.
    e que Deus te abençoi que vc, continui com muita despossição e saude.
    um abraço de seu colega virtual.

    LIMA
    PARNAMIRIM RN 18/10/2010

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  2. O co-piloto que me perdoe, mas a falha na comunicação foi o fato de nem êle, nem o piloto serem fluentes em portugues. O Brasil é a quinta economia do mundo(maior do que a da França). É um dos maiores fabricantes de avião (com a Embraer), tem uma das maiores frotas aéreas do mundo e porque um simples controlador tem que ser fluente em francês e o piloto frances não precisa ser fluente em portugues?

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  3. Cumprimento-o pela reportagem. Recrimino a administração do Aeroporto de Maringá, pelo procedimento protecionista adotado, certamente a pedido do próprio piloto, de manter em segredo o incidente com o avião. Se o fato tivesse acontecido na França e com um avião da Embraer, seguramente o incidente teria vazado para a imprensa na mesma hora e teria sido publicado com estardalhaço.
    Oscar Casa
    oscar.casa@bol.com.br

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  4. Merece um 10 pela imaginação e pelas informações que a sustentam amigo!

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